As duas partes do evangelismo

EvangelismPor Dr.  R. Larry Moyer

Para ser eficaz em alcançar os perdidos , temos que pensar em evangelismo em duas partes. Uma é chamada de pré-evangelismo, e a outra é chamada evangelismo. Deixe-me explicar.

Pré-evangelismo são aquelas coisas que fazemos para mostrar às pessoas o quanto nós sinceramente nos preocupamos com elas . Parece banal, mas é verdade. As pessoas não se importam com o quanto sabemos até que saibam o quanto nós nos importamos. Os tipos de coisas que podemos fazer para as pessoas que demonstram o quanto nos preocupamos consiste de tudo, desde dar a uma pessoa uma carona para o trabalho porque seu carro quebrou, ou estender um pedaço de pão a um necessitado. Pode-se fazer algo a nível individual, ou algo pode ser feito a nível de grupo. Tudo depende da situação. Normalmente, a alguém que seja mais resistente ao evangelho se requer mais pré-evangelismo, porque a pessoa precisa saber, sinceramente, se você se preocupa com ela.

Pré-evangelismo é uma forma de colocar em ação 1 João 3:18: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”

A segunda parte é o evangelismo. Evangelismo biblicamente definido é compartilhar o evangelho com a intenção de ver a pessoa pôr sua confiança em Cristo. Em outras palavras, inclui tanto a informação quanto o convite.

A informação é o Evangelho; Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos (1 Coríntios 15:3-4) . Essa é a mensagem que eles precisam ouvir .

Depois, há o convite, que deve ser para eles confiar em Cristo como seu Salvador pessoal. João 6:47 diz: “Em verdade, eu vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”

Acreditar significa confiar, crer, ou depender. Deus está nos pedindo para vir a Ele como pecadores, reconhecer que Cristo morreu por nós e ressuscitou, e confiar somente nEle como nosso único caminho para o céu. Uma vez que nós confiamos em Cristo, somos Dele para sempre.

Pré- evangelismo é essencial para o evangelismo. Ele estabelece uma base para as pessoas ouvirem a mensagem. Evangelismo é essencial para pré-evangelismo. Até que, na verdade, compartilhemos o evangelho e convidemos as pessoas a confiar em Cristo, não as temos evangelizado. Fizemos apenas a parte do pré-evangelismo. Ambos são necessários.

Quando você pensar em evangelizar os não-cristãos, pense nestas duas partes: pré-evangelismo e evangelismo. Reconheça diante do Senhor como cada uma dessas partes é importante e como que cada uma é essencial para a outra. Se você tiver evangelismo sem pré-evangelismo, as pessoas podem sentir que você está apenas tentando conseguir mais um “troféu para sua galeria” em termos de trazê-los a Cristo, mas que você não se preocupa realmente com elas. Se você fizer pré-evangelismo sem evangelismo, você não compartilhou a mensagem mais importante que as pessoas precisam ouvir, e que é a única que vai trazê-las a Cristo. Peça a Deus para que você se torne fervoroso e fiel em fazer as duas coisas.

Dr. R. Larry Moyer é um evangelista veterano e um orador conhecido em ações de evangelização, seminários, igrejas e universidades de todo o mundo. Nascido com um defeito de fala herdada, Larry quando adolescente prometeu a Deus que se Ele lhe permitisse ter controle sobre sua dicção, ele sempre usaria sua voz para proclamar o evangelho. Em 1973, Larry fundou EvanTell, onde ele agora serve como presidente e CEO. Ele já escreveu vários livros sobre evangelismo e freqüentemente contribui com artigos para publicações do ministério.
Mais informações sobre R. Larry Moyer visite R. Larry em www.evangelism.net